quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

E o Grande Amor?



      Meu amigo Paulo quer saber se existe o grande amor. Na verdade, ele acredita no grande amor, mas como a maioria das pessoas entende que isso é uma bobagem, ele quer que alguém diga a ele que existe sim o grande amor, e que isso não é loucura da cabeça dele.

      Calma Paulo, existe sim. Só que não é todo mundo que tem coragem de viver o grande amor. Porque o grande amor não é aquele dos filmes, das novelas, dos romances baratos.... O grande amor não surge da empatia imediata, da combinação absoluta de gostos e idéias. O grande amor é duro, difícil, conflituoso. O grande amor não concorda conosco. O grande amor nos faz chorar, mas depois nos faz rir. Nos faz sofrer, mas nos faz sentir as maiores alegrias do mundo. Nos faz querer matar ou morrer de tanta raiva, mas nos enche de ternura com um simples olhar.

     Pois é. O grande amor nos faz sentir todas as emoções que um pobre ser humano pode vivenciar.  Porque o grande amor não acontece com o ser perfeito para nós. Aliás, o grande amor só surge quando existe um ser imperfeito. E aliás, nós amamos por ser tão imperfeito. Ele não nos traz conforto, o que ele faz é nos sentirmos vivos. E fazendo com que a gente se sinta vivo, desperta em nós a vontade de criar, a vontade de trabalhar, a vontade de mudar, a vontade de revolucionar!

    Mas ele é uma questão de escolha. Muita gente percebe o grande amor mas prefere deixá-lo passar. Muito trabalho, muito desconforto. Viver é assim, a gente escolhe o caminho que quer, não é mesmo?

     E o prazo de validade... seria o grande amor, por ser grande, eterno? Bem, aí não sei... acho que o grande amor não existe por si só. Ele existe enquanto não morremos. Enquanto somos capazes de sermos únicos e despertar no outro a admiração, a raiva, o amor, o respeito. Enquanto não permitimos que o outro nos controle, enquanto não abrimos mão de nossos ideais, de nossos princípios, de nossas vidas... Enquanto formos capazes de emocionar um ao outro, aí sim o grande amor será eterno.

3 comentários:

  1. adorei, você está a cada dia mais brilhante.
    Amo você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo Cris. Me fez lembrar a frase da Clarice Lispector: "Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente"

    ResponderExcluir
  3. Nossa Fe, fiquei emocionada. Depois desse elogio, fiquei com mais vontade ainda de escrever, rs. :)

    beijo

    ResponderExcluir