segunda-feira, 2 de maio de 2011

Minha amiga, a Saudade


"Morro de saudades. Que coisa maluca a distância, a memória. Como um filtro, um filtro seletivo, vão ficando apenas as coisas e as pessoas que realmente contam.." 
Caio Fernando Abreu            

           Distância faz nascer a saudade. E saudade dá amnésia. Uma amnésia seletiva. As lembranças ruins começam a se dissolver, até quase desaparecer. E ficam só as boas. Ou então os momentos ruins passam a nem parecer tão ruins assim. E aí a saudade parece que provoca dor.

            Os sentimentos ficam confusos quando estamos com saudade. Ou então na realidade eles são claros na saudade, e confusos na presença. Mas é só com saudade que percebemos quanta coisa fizemos e que não deveria ter sido feita. Quanto tempo foi desperdiçado.

             A saudade aparece na vida da gente de diversas formas. Tem a saudade de quem vai voltar, e como é bom sentir essa saudade. A saudade de quem se foi pra sempre, a ausência definitiva. E a saudade de quem não se foi mas também não está mais conosco. A ausência presente. A presença que está ali, mas de maneira diferente. E essa é a mais estranha das saudades.

            Não há o que fazer com a saudade, quando ela resolve surgir. Só sentir. Sentir até cansar. Até aquela hora em que nos acostumamos tanto com ela que ela deixa de ser um corpo estranho e passa a fazer parte de nós. E ela passa a ser nossa amiga. Como aquela pessoa que, no começo, não gostamos muito, achamos estranha e rude demais. Mas, com o tempo, percebemos que não é tão rude e estranha assim, na realidade é só um alguém assustado por se aproximar de uma pessoa que não a quer por perto. Que só nos machuca porque tentamos expulsá-la o tempo todo.

            Pois então é melhor aceitar a saudade, do jeito que ela vier. Ser boa com ela, para que ela não nos maltrate tanto assim. Um dia ela se torna nossa amiga. Vai sempre estar ali, ao nosso lado, uma confidente de momentos felizes. E vamos rir juntas, lembrando de tudo o que aconteceu e não volta mais. E ela vai nos ensinar a não cometer os mesmos erros. Vai nos mostrar o que não valeu a pena. Vai nos lembrar que na realidade tudo é muito mais simples do que parece. Vai nos explicar que está ali conosco porque ela só se aproxima das pessoas que têm coragem de sentir plenamente. Que ainda que ela se vista de negro hoje, todo luto é  temporário. Um dia ela torna a vestir branco, vermelho, azul, amarelo….

            Sim, melhor ficar amiga da saudade. Vou fazer isso. Espero que assim ela passe a me machucar menos.

Um comentário:

  1. "saudade dá amnésia" foi ótimo!!! hahaha

    Que bom seria poder matar todas as saudades!

    ResponderExcluir