quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ninguém quer ser sozinho

             
        De todos os medos do ser humano, é o medo de ficar sozinho aquele que mais molda as nossas vidas.

         Por medo de ficar sozinhos, namoramos, casamos, temos filhos. Queremos poder, queremos dinheiro. Fazemos ginástica, cirurgia plástica, cortamos o cabelo, usamos maquiagem e queremos estar na moda. Estudamos para ser interessantes. Por medo de ficar sozinhos, traímos, manipulamos, fingimos, mentimos.

         Mas sabe? Nada disso adianta. O namoro e o casamento podem acabar a qualquer momento, você pode até enviuvar. Os filhos vão embora viver suas próprias vidas, e assim deve ser. Ser bonito pode ser uma garantia de que as pessoas se aproximem por um tempo, mas não de que elas permanecerão conosco. Ter um bom papo, ser culto e inteligente apenas nos garante horas de conversa, mas não companhia para aqueles momentos de silêncio. E o poder e o dinheiro, esses são os piores de todos. Geram a ilusão de que nunca se está só, porque todos querem nos rodear. Mas é mera ilusão. Quanto a trair, manipular, mentir? Bem, o crime não compensa.


          Quem nunca está sozinho é quem é legal. E uma pessoa legal não é uma pessoa agradável o tempo todo, muito longe disso. Uma pessoa legal é uma pessoa honesta, que defende aquilo que acredita, mesmo que todos digam o contrário. Que não molda o comportamento pelas circunstâncias, e não diz apenas o que as pessoas querem ouvir, mas sim aquilo que sente. Que às vezes fica triste, e não tem vergonha disso. Que verdadeiramente gosta das pessoas que escolheu para viver ao seu redor. Que nunca nega ajuda a um outro ser humano, mesmo que ele não seja tão seu amigo assim. Que jamais vai faltar num momento de tristeza de um verdadeiro amigo, e menos ainda num de alegria. Que vai olhar para todas as outras pessoas sem preconceito de se aproximar, mesmo que elas pareçam muito estranhas num primeiro olhar. Uma pessoa legal é aquela que escancara para você todos os seus defeitos, fraquezas e fragilidades, mas mesmo assim você quer ficar perto dela. Porque uma pessoa legal não enxerga apenas o próprio umbigo.


        Aprendi isso em casa. Meu pai sempre agiu como entendeu ser correto, sempre foi sincero e honesto, mesmo que isso significasse ser ofendido e incompreendido muitas vezes. Nunca se deslumbrou com poder, nunca quis o poder, e nunca tratou alguém melhor por ter dinheiro ou ser poderoso. Sempre tratou a todos com o mesmo respeito. Me ensinou a não faltar em compromissos que me pareciam enfadonhos, como casamentos, aniversários ou formaturas, porque se fui convidada era importante a minha presença para a pessoa que convidou. Uma pessoa que aprendia coisas sozinho, pelo simples prazer de saber, sem nunca ostentar. Uma pessoa que me ensinou a sonhar , a querer conhecer o mundo, me ensinou a ver como são bonitas as tantas coisas que existem fora de nosso cotidiano.


          Tantas vezes não entendi porque ele agia assim, se isso significava não se dar tão bem na vida como as outras pessoas. Mas sei hoje que viver dessa maneira fez dele alguém que nunca vai ser sozinho. Impossível deixar alguém assim sozinho. Você sente vontade de ficar perto, mesmo quando ele age como um velho ranzinza, reclamão e cheio de manias. Porque é bom cuidar e ser cuidada por alguém que tem um coração tão grande assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário